Minas Gerais registrou 1.429 incêndios em vegetação nos primeiros 11 dias de agosto, segundo dados do Corpo de Bombeiros. A média é de aproximadamente 129 ocorrências por dia, o equivalente a quase cinco incêndios por hora.
O número já supera as ocorrências registradas nos quatro primeiros meses do ano: foram 189 em janeiro, 145 em fevereiro, 285 em março e 924 em abril. Em julho, os Bombeiros contabilizaram 2.981 chamados relacionados a incêndios em vegetação.
Na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram registradas 335 ocorrências somente neste mês. Entre as áreas atingidas está o Parque Nacional da Serra do Gandarela, onde equipes dos Bombeiros atuaram durante dois dias para controlar um incêndio de grandes proporções. Os danos ainda não foram contabilizados.
Ação humana é principal causa
Segundo o tenente Elias Cristovam, da equipe de Comunicação do Corpo de Bombeiros, o período de estiagem e o tempo seco favorecem a propagação das chamas. No entanto, a corporação destaca que 99% dos incêndios estão relacionados à ação humana.
Entre as situações estão queimadas para limpeza de terrenos, queima de lixo e fogueiras que acabam se espalhando para áreas de vegetação.
A orientação é evitar o uso do fogo para limpeza e comunicar às autoridades situações de incêndios provocados de forma intencional. Em áreas extensas, os chamados aceiros, que são faixas sem vegetação, também ajudam a impedir o avanço das chamas.
Provocar incêndio em vegetação pode configurar crime e gerar pena de prisão e multa, conforme as circunstâncias da ocorrência.
O que fazer ao encontrar um incêndio
Ao identificar um incêndio em área de vegetação, a orientação é acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros pelo 193. Quem estiver próximo ao fogo deve procurar um local seguro e evitar tentar combater as chamas por conta própria.
É importante informar a localização exata da ocorrência e, se possível, fornecer referências ou coordenadas de GPS para facilitar o deslocamento das equipes.
Com a estiagem e a baixa umidade, a população deve redobrar os cuidados para evitar atitudes que possam provocar novos focos de incêndio.